Nutrição, Saúde e Vida

Nutrição, Saúde e Vida

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como organizar a geladeira?

Estamos sempre tão preocupados em escolher alimentos saudáveis no dia a dia que nos esquecemos de como armazená-los na geladeira.

Primeiramente vou ensinar como limpar a geladeira, muita gente não sabe como fazer isso ou então esquecem que a geladeira deve ser limpa com regularidade, pelo menos quinzenalmente.


  1. Limpar com um pano molhado com pouco detergente
  2. Desinfetar com vinagre branco
  3. Desodorizar com um pano úmido e bicarbonato
Após esse procedimento pode guardar os seus produtos e alimentos.


Atenção: 
  • Embalagens de isopor do mercado são isolantes térmicos, para que esses alimentos cheguem na sua casa sem perder temperatura (ex: frios), porém na geladeira não entrará a refrigeração necessária no alimentos, assim deve-se armazenar em outro recipiente. 
  • Essas embalagens descartáveis de mercados são sujas, não sabemos como são armazenadas e passam de mão em mão, estando cheias de bactérias, isso vale também para alimentos que pedimos por serviço de entrega, como pizza que é entregue em caixa de papelão, essa embalagem não deve ser guardada na geladeira pelo alto risco de contaminação.
  • Armazene os alimentos sempre em potes bons, verifique se são indicados para freezer e microondas, nem todos os que existem no mercado podem ser utilizados para esse fim, potes de vidro são excelentes para armazenar na geladeira por ser de fácil higienização e esterilização. Com o tempo potes de plástico podem formar resíduos. Caso não queira armazenar algum alimento que está em pouca quantidade em potes, pode utilizar pratos, mas lembre-se de envolver sempre em plastico filme para ficar protegido.



A imagem já explica bem com armazenar os alimentos na geladeira, mas vou ressaltar algumas coisas em casa item.

1ª Prateleira (superior): é a parte mais fria da geladeira, nela devem ser armazenados alimentos que estragam com facilidade.
- leite e derivados, carnes a serem preparadas, embutidos e frios.
Dica: Compre potes com divisórias para os frios, fica ótimo de visualizar e é bem mais higienico que as embalagens de papéis em que vem da padaria/mercado.

2ª Pratleira: aqui os alimentos prontos ou sobras de refeições devem ser armazenados em potes adequados e de fácil visualização. Os ovos também ficam nessa parte da geladeira, não armazene com a embalagem de papelão, prefira colocar em uma bacia ou travessa.
Dica: utilize caneta que escreve em CD para indicar a data que o alimento foi feito e data de validade de algum alimento que você transferiu da embalagem original.

3ª Prateleira: Armazene alimentos que serão consumidos rapidamente como sucos e frutas maduras.

4ª Prateleira (gaveta): área menos fria da geladeira para não queimar os alimentos, nessa parte ficam os legumes e verduras, armazene em sacos plásticos transparentes (não utilize sacola de supermercados, não são ideias pra esse fim). Esse sacos podem ser encontrados em rolo no mercado e tem de vários tamanhos. Dê um nó fraco afim de o saco não ficar totalmente aberto e nem fechado.

Porta: Armazene alimentos que não necessitam de tanta refrigeração e não são frágeis como bebidas, molhos, conservas, enlatados.

E por fim uma imagem de quanto tempo dura o alimento na geladeira, lembre-se de no verão mudar o termostato da sua geladeira para uma temperatura mais fria para conservar os alimentos melhor, pois o calor é maior e a geladeira é aberta mais vezes.


Beijos e espero que gostem ;)

Um comentário: