Nutrição, Saúde e Vida

Nutrição, Saúde e Vida

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Dietas restritivas – Perigos e riscos

Muitas pessoas são adeptas de dietas restritivas (só proteínas, só carboidratos), porém o que não sabem é que essas dietas causam muitos malefícios a saúde.  

 A dieta restrita em carboidratos, onde só é consumido proteínas e gordura pode resultar no que vemos na notícia. Quando deixamos de ingerir carboidratos estamos deixando de consumir a primeira e principal fonte de energia para todo o organismo – GLICOSE, desta forma nossa corpo passa a utilizar energia proveniente do músculo – GLICOGÊNIO, ou seja, uma dieta sem carboidratos resulta na degradação do músculo, causando perda de massa muscular.

Nessa dieta de proteínas é ingerido também muita gordura o que pode aumentar o colesterol ruim principalmente se a fonte dessa gordura for de origem animal. Além disso uma dieta com excesso de proteínas sobrecarrega a função renal e aumenta a taxa de ácido úrico no sangue que pode resultar em doenças renais, hiperuricemia e gota.  

A baixa ingestão de carboidratos causa mal estar, fraqueza, tontura, cansaço e prejudica a memória. Nosso cérebro utiliza glicose (proveniente dos carboidratos) como fonte de energia, quando esta não existe, passa a utilizar fonte proveniente de proteínas e gordura, é um processo mais lento e menos eficiente e que libera corpos cetônicos que são prejudiciais ao cérebro, por isso mutias pessoas que fazem essa dieta também reclamam de fortes dores de cabeça.
 

Então sempre consulte um profissional qualificado para escolha da sua dieta, para que esta seja balanceada em todos os nutrientes. A dieta restrita em proteínas dá um resultado muito rápido, porém pode causar sérios danos a saúde. Lembre-se alimentação equilibrada e saudável deve ser realizada todo dia para seu corpo sempre estar em forma e com saúde.
 
 
Texto publicado também no site Treinos Academia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário